Exogenus Therapeutics selecionada para receber o apoio do SME Instrument – Fase 1 do Horizonte 2020
2016.10.25
A Exogenus Therapeutics (Exo-T) é uma das PMEs selecionadas para receber o apoio da Comissão Europeia ao abrigo do SME Instrument – Fase 1 do Horizonte 2020.

exogenus-t

Com o SME Instrument, a Comissão Europeia tem como objetivo apoiar pequenas e médias empresas europeias de elevado potencial de crescimento, altamente inovadoras, de ambições globais e com uma missão disruptiva nos mercados em que se inserem. Este é um instrumento altamente competitivo e a Exo-T foi selecionada de entre as 1938 empresas que se candidataram em setembro 2016, para receber os €50,000 de apoio do instrumento na sua Fase 1. O financiamento vai ser usado para desenvolver um estudo de viabilidade, nomeadamente para melhor definir o plano de desenvolvimento clínico e o modelo de negócio da Exo-T. O objetivo será uma candidatura ao Fase 2 para tentar obter financiamento para as próximas fases de desenvolvimento do projeto.

De entre as 189 empresas selecionadas, 12 são Portuguesas, e dessas mais de metade atuam no setor da Saúde, propondo-se resolver os mais diversos problemas com os quais as sociedades modernas se deparam. Esta foi a fase de avaliação do Fase 1 em que Portugal obteve os melhores resultados de sempre, para os quais terão certamente contribuído a taxa de aprovação de 100% dos projetos da área da Saúde.

Joana Simões Correia afirmou que: “O reconhecimento internacional da Comissão Europeia, que distingue os mais inovadores e disruptivos projetos de PMEs Europeias, deixa-nos muito orgulhosos e ainda mais confiantes de que o nosso projeto tem potencial para chegar longe, e para solucionar um problema de saúde global como é o das feridas crónicas. O facto de Portugal ter tido tantos projetos aprovados na área da saúde é também um marco importante para as empresas nacionais deste sector, que contribuirá decisivamente para o reconhecimento de Portugal como um país inovador nesta área.”

Sobre a Exogenus Therapeutics

A Exogenus Therapeutics (Exo-T) atua na área da biotecnologia e dedica-se ao desenvolvimento pré-clínico e clínico de terapias avançadas para tratamento de lesões da pele. Encontra-se presentemente a desenvolver o seu primeiro produto, Exo-Wound, para tratamento de feridas crónicas. Exo-T aspira a tornar-se uma empresa de referência internacional para a utilização de exosomas como veículo de tratamento para tratamento de feridas.

Reconhecida em 2015 com a 17ª edição do Prémio Jovem Empreendedor da ANJE, único projeto português finalista do Prémio Everis 2016, levantou já €900k de capital semente da Caixa Capital e Change Partners.

exogenus-t.com
linkedin.com/company/exogenus-therapeutics
facebook.com/exogenustherapeutics
twitter.com/ExogenusT

voltar
 
 
Subscrever Newsletter
http://www.pontoc.pt http://www.lookconcepts.p