O genoma do sobreiro foi sequenciado por uma equipa Portuguesa
2018.05.25
A sequência total do genoma de Quercus suber, o sobreiro, foi publicada esta semana. Apesar de ser uma versão inicial, constitui a informação genómica mais completa disponível para a comunidade científica.

sobreiro

Genosuber, o projecto de sequenciação do genoma do sobreiro, foi promovido por uma equipa Portuguesa de cinco instituições, Biocant, CEBAL, iBET, INIAV e ITQB NOVA, e financiada pelo InAlentejo. Esta iniciativa foi ainda suportada pelos parceiros privados Corticeira Amorim, Cork Supply e Caixa de Crédito Agrícola. O projecto “Genosuber – Sequenciação do genoma do sobreiro (Quercus suber)” já conquistou o prémio Vida Rural Alqueva (Abril 2015) e o prémio de Empreendedorismo e Inovação do Crédito Agrícola, na categoria “Projetos de Elevado Potencial Promovido por Associado do Crédito Agrícola” (Dezembro 2015).

O genoma do sobreiro, embora maior que o genoma do arroz, tem apenas 1/3 da dimensão do genoma humano. A equipa de investigadores identificou a sequência de mais de 900 milhões de pares de bases do ADN de uma árvore selecionada (HL8). A árvore sequenciada (sobreiro HL8) cresce desde o século XIX na Herdade dos Leitões e é propriedade do Eng.º João FP Lopes, que desde o primeiro dia foi um entusiástico apoiante da iniciativa, facilitando recursos e acesso ao material biológico.

De acordo com Conceição Egas, investigadora do Biocant e do Centro de Neurociências e Biologia Celular e membro deste projecto, “a disponibilização deste importante recurso genómico representa um passo essencial para a compreensão da biologia do sobreiro e uma base muito importante para novos projectos de investigação com vista ao melhoramento das características da árvore, como a resistência ao stress ou a produção de cortiça”.

O estudo continua a progredir para aprofundar e aperfeiçoar a sequência agora tornada pública. A disponibilização de uma melhor versão do genoma do sobreiro está prevista ainda para 2018. Em paralelo, a equipa de investigação está também a investigar os processos biológicos envolvidos na formação e qualidade da cortiça, e a gerir uma população de sobreiros F1, a única população de sobreiros com pedigree conhecido, recurso muito importante para a investigação em sobreiro.

Artigo original

Scientific Data 5, Article number: 180069 (2018) doi:10.1038/sdata.2018.69 

The draft genome sequence of cork oak

António Marcos Ramos, Ana Usié, Pedro Barbosa , Pedro M. Barros, Tiago Capote, Inês Chaves, Fernanda Simões, Isabel Abreu, Isabel Carrasquinho, Carlos Faro, Joana B. Guimarães, Diogo Mendonça, Filomena Nóbrega, Leandra Rodrigues, Nelson J. M. Saibo, Maria Carolina Varela, Conceição Egas, José Matos, Célia M. Miguel, M. Margarida Oliveira, Cândido P. Ricardo & Sónia Gonçalves

voltar
 
 
Subscrever Newsletter
http://www.pontoc.pt http://www.lookconcepts.p