GammaDelta Therapeutics adquire Lymphact para avançar a sua plataforma de células T gama delta (γδ) para a fase clínica
2018.06.05
Cantanhede, Portugal, 5 de Junho de 2018 - A Lymphact - Lymphocyte Activation Technologies, S.A. (“Lymphact”), uma empresa do portfólio da Portugal Ventures e da Busy Angels, anunciou hoje a sua aquisição pela GammaDelta Therapeutics Limited (“GammaDelta Therapeutics”), dando um passo decisivo para o desenvolvimento clínico de terapias celulares baseadas em células T gama delta na área da oncologia.
A aquisição enriquece significativamente a inovadora plataforma da GammaDelta Therapeutics baseada em células T gama delta provenientes de tecidos. As duas tecnologias, complementares, têm potencial para desenvolver novas imunoterapias destinadas a tratar uma ampla gama de doenças oncológicas, tanto hematológicas quanto de tumores sólidos.

“Esta transacção representa um marco para o sector de Biotecnologia em Portugal e estou confiante que a GammaDelta Therapeutics é o parceiro certo para ajudar a levar a nossa tecnologia DOT-Cells aos doentes. Estamos a dar um passo decisivo nesse sentido e a confirmar o valor científico da investigação biomédica realizada em Portugal. Ao mesmo tempo, estamos também a dar um sinal claro de que o empreendedorismo Português está ciente do potencial do sector das ciências da vida e está a conseguir desenvolvê-lo ”, afirma Diogo Remechido Anjos, co-fundador, ex-presidente e CEO da Lymphact, acrescentando que “isto não seria possível sem uma equipa fantástica”.

“A Gamma Delta Therapeutics possui tecnologia própria que é altamente complementar às nossas células DOT; portanto, o potencial para sinergias é imenso. Por outro lado, estamos muito entusiasmados em ter acesso aos meios excepcionais da GDT para permitir trazer as DOT-Cells para a clínica ”, afirmou Bruno Silva-Santos, o principal cientista por detrás da Lymphact.

Paolo Paoletti, CEO da GammaDelta Therapeutics, disse: "Estamos entusiasmados com o potencial da tecnologia da Lymphact e acreditamos que ela complementa a nossa tecnologia, o que nos ajudará a avançar a nossa missão de oferecer novos tratamentos para doentes oncológicos usando células T Gamma Delta Vδ1."

A Presidente da Portugal Ventures, Rita Marques, afirma que “com esta operação, estamos a projectar Portugal para o mundo, exportando conhecimento e tecnologia nacionais, com impacto socioeconómico relevante. Acreditamos que este caso de sucesso irá alavancar outros casos no futuro, podendo assistir-se a um efeito multiplicador de projectos em Ciências da Vida e da Saúde originados em Portugal, que continuarão a despertar o interesse de agentes económicos internacionais em inovação tecnológica.”

Para o Presidente da Busy Angels, Luís Mira Amaral, “esta aquisição alimenta o nosso sonho inicial de poder apoiar uma tecnologia impactante, estudada e desenvolvida em Portugal, com capacidade de chegar a doentes oncológicos em todo o mundo”.
voltar
 
 
Subscrever Newsletter
http://www.pontoc.pt http://www.lookconcepts.p