Consórcio Inov C 2020 apresentado
2018.07.11
O consórcio InovC2020, do qual o Biocant Park é um parceiro nuclear, foi no passado dia 11 de Julho publicamente apresentado. Durante a sessão foram lançados 26 projetos inovadores apoiados pelo consórcio.

NoMicro

Até abril de 2019, o projeto INOV C 2020, pretende projetar a região Centro enquanto referência nacional na criação de novos produtos e serviços resultantes de atividades de I&D. A iniciativa é uma continuidade do programa estratégico Inov C, que é responsável pela criação, desenvolvimento e consolidação do Ecossistema de Inovação da Região Centro de Portugal.

“O INOV C é uma rede de investigação, de inovação, de empreendedorismo. É um projeto único que temos no centro”. É assim que a presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), Ana Abrunhosa, define o INOV C 2020.

Após uma primeira fase em que foi feito um esforço para construir as insfraestruturas - INOV C [2010-2015], agora o consórcio está concentrado em “encher os edifícios, a mobilizar as pessoas e a criar dinâmicas”, afirma o vice-reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão. A missão, continua o responsável, é de “consolidar um ecossistema de inovação, aberto e inclusivo”. De acordo com o vice-reitor da UC, “procuramos mais a rede e a colaboração entre parceiros de rede”.

Para Amílcar Falcão, a aposta passa por incorporar “uma oferta completa de recursos, infraestruturas e dinâmicas” que sejam “orientadas para as necessidades específicas de cada projeto inovador e empreendedor”.

No âmbito do consórcio INOV C 2020, projeto cofinanciado pelo Centro 2020 através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e que conta com 10 parceiros regionais, foi lançado um desafio a toda comunidade para apresentarem propostas para a criação de novos produtos e serviços resultantes de atividades de I&D e para o desenvolvimento de novas iniciativas de estímulo ao empreendedorismo e inovação. Através de três mecanismos, Bolsas de Ignição, Provas de Conceito e Rede de Apoio ao Empreendedorismo e Inovação, foram selecionados os 26 projetos apresentados nesta sessão.

O projeto NoMicro, promovido por investigadores do UC-Biotech e que conta com o apoio do Biocant Park foi um dos galardoados. Este projeto pretende desenvolver um penso para aumentar a cicatrização de feridas crónicas e prevenir a sua infeção microbiana.

voltar
 
 
Subscrever Newsletter
http://www.pontoc.pt http://www.lookconcepts.p