Decorre de 4 a 14 de setembro, na Universidade de Coimbra, a 6ª edição da Escola de Verão em Biologia Computacional. Esta iniciativa anual é promovida pela rede de Biologia Computacional da Universidade de Coimbra, com a colaboração de docentes e investigadores de várias Faculdades e Centros de Investigação da Universidade de Coimbra, e conta com o apoio do Biocant (Unidade de Sequenciação Avançada), do Centro de Neurociências e Biologia Celular, da Casa das Artes Bissaya Barreto, e do Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra. Para além do apoio à Escola também a investigadora do Biocant e do Centro de Neurociências e Biologia Celular, Conceição Egas, leciona o módulo “A Transcriptómica e a caracterização de mecanismos celulares”.
O objetivo da Escola de Verão é melhorar as bases de conhecimento de Biologia Computacional e destina-se a alunos de Mestrado a pós-doutoramento, com formação em ciências biológicas ou exatas. (i) Aulas introdutórias. (ii) Cursos sobre tópicos especializados de Biologia Computacional, que vão desde o nível molecular até sistemas fisiológicos integrados. (iii) Seminários sobre desenvolvimentos de ponta realizados por cientistas líderes mundiais nas suas áreas. (iv) Mini-projectos de investigação onde os alunos aplicam as competências adquiridas a problemas reais de investigação, com ênfase em biomedicina.
A presente edição atraiu cerca de 100 candidaturas, provenientes de 29 países. Foram selecionados 28 candidatos, provenientes de 14 países.